O Homem Delinquente.epub e mobi
Autor: Cesare Lombroso
Resumo:
Lombroso no início do livro faz uma análise nas espécies carnívoras de plantas, inclusive relata situações que ocorrem no meio animal. Mostrando uma situação desgoverada desde o mundo animal até os seres humanos. Relatando assim, fatos em que os animais matam para o uso da fêmea, por defesa, por cobiça, belicosos, canibalismo, infanticídio e parricídio. Após fazer a comparação entre animais e plantas, Lombroso inicia sua analise acerca do delinquente e da tatuagem trazendo vários aspectos, alguns como: amor, religião, guerra e profissão. Faz um estudo com 9.234 indivíduos entre eles: homens e mulheres, soldados honestos e delinquentes, meretrizes, todos franceses Quando o individuo tem mais de uma tatuagem no corpo e dependendo do local, Lombroso diz que é prova da pouca sensibilidade a dor que os delinquentes tem em comum com os selvagens. Estudos para aferir a sensibilidade dos homens sãos e também dos delinquentes. Tais como: algometria (apertão) no dorso das mãos, sensibilidade tátil, visão (no qual constatou que mais da média da pesquisa foram de homens daltônicos , acuidade visual (onde viu que a grande parte demonstrou fraca acuidade visual), sensibilidade magnética, sensibilidade meteórica, dinamometria, canhotismo e anomalia da mobilidade (epilepsia foi a maioria). A sensibilidade a dor física que foi em geral detectada, pode ter sido efeito da sensibilidade afetiva (que também foi detectada de forma geral). Muitos condenados se mostravam frios diante de seus crimes ou até mesmo ao falar deles após anos do ocorrido. Observou-se através de outras analises que até mesmo algumas crianças tem cólera(sentimento de revolta ou raiva) desde a infância. A mentira está em muitos agregada desde a infância. É escasso neles o afeto. O que mais é observado é que alguns já são misantropos desde criança e que as grandes características são mostradas nessa fase.
Pode-se notar que existiram diversas formas de correção das penas, algumas até desumanas, como o canibalismo. Segundo Cesare Lombroso, a moralidade e a pena nasceram, em grande parte do crime. O estudo realizado pelo cientista Cesare Lombroso estudou o número de suicídios cometidos pelos delinquentes, foi constatado que prevalece no sexo masculino, nos solteiros e/ou viúvos, com idade entre 21 e 31 anos. A maioria dos suicídios ocorrem no período de carcere, devido a falta de contatos sociais ou até mesmo pela rotina encontrada no recinto. Diz diretamente que esses suicídios ocorrem não apenas pelos fatos citados anteriormente, mas também pela insensibilidade que os mesmos tinham. "Alguns delinquentes mostram amor tanto a pessoas como a objetos. O que impressiona é que mesmo tendo uma sentimento tão bonito, ainda assim são capazes de cometer atrocidades. Esses fatos comprovaram que alguns indivíduos tem um prazer enorme ao ter contato com sangue. Faz-se uma breve comparação entre os dementes e os delinquentes. Onde é relatado a diferença entre as relações à sensibilidade e às paixões. Criminosos podem se sentir incapazes de realizar diferentes tarefas pelo fato de se sentirem bem fazendo algo ruim. Isso não é aceito, mas fala-se como se houvesse um desanimo imenso ter uma responsabilidade. Há uma afirmação perigosa relatada na página 140 que Lombroso cita características que "normalmente" os estupradores tem. Problemas intelectuais não afetavam os delinquentes, pois existiam os que mesmo com todo o intelecto perfeito, cometia crimes e muitas vezes driblavam os policiais para fugir para outros países onde cometiam os mesmo golpes/crimes." Outra grande observação é que mesmo cometendo atrocidades não é comum nos delinquentes o remorso, tão pouco pena, mas sim um orgulho imenso do que fez. Comprovou-se então, que os dementes raramente nascem maldosos e imorais. Os delinquentes utilizam uma linguagem própria e pobre. Cheia de duplos sentidos como a expressão que chamam as meretrizes - hotel, no sentido de que para usar tem que pagar. A utilização de um jargão próprio serve não apenas para usa-los como código, mas também como linguagem própria para que pessoas que não fazem parte do meio "delinquente" não se infiltre. Os jovens tem uma grande inclinação para os delitos. O código utilizado dentro dos presídios (se assim podemos chamar) não eram formulados nem escritos, mas nem por isso as normas eram violadas. Havia um ritual para o novo membro da máfia, neste o derramamento de sangue do individuo diante de chamas e do retrato de um santos era indispensável.
"Ao analisar o livro cheguei a conclusão que, Lombroso estava parcialmente errado, haja vista que outros fatores também podem influenciar alguém a ser delinquente, por exemplo: O meio em que este vive, condição socioeconômica, doenças psiquiátricas hereditárias, etc."
Clique aqui para baixar em epub e mobi
Se algum link estiver quebrado, por favor, nos avise.
As presentes obras, são disponibilizadas para download, de forma totalmente gratuita, por acreditar que, o conhecimento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa. É expressamente proibida, e totalmente repudiável à venda, aluguel, ou qualquer uso comercial dessas obras. "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e, não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim, evoluir a um novo nível"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão excluídos os comentários Anônimos e aqueles que contenham: Dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, conteúdo obsceno ou racista, ofensas pessoais e,
conteúdo não relacionado a postagem. Também os escritos em CAIXA ALTA (Letras maiúsculas).