A Ponte de San Luis Rey
Autor: Thornton Wilder
Sinopse:
"Sexta-Feira, 20 de Julho de 1714. A melhor ponte de todo o Peru quebra e mata cinco pessoas, que são engolidos pelo precipício. Frei Junipero é testemunha ocular da catástrofe e passa seis anos da sua vida investigando aquelas mortes, com a finalidade de provar que deus possuía uma intenção ao tomar a vida daquelas pessoas".
Embora pela sinopse o livro pareça ter cunho religioso, a investigação de Frei Junipero serve apenas como pano de fundo para o que realmente acontece na trama. Segundo o autor, Thornton Wilder, o livro propõe a seguinte pergunta: "há uma direção e significado na vida além da vontade própria do indivíduo?". Essa pergunta, extremamente comum, certamente já passou pela cabeça de todos, independentemente das crenças pessoais carregadas.
Em um curto número de páginas (109, na edição brasileira), desenrola-se a história dos personagens que morreram na tragédia, tendo como pano de fundo o Peru no século XVIII. O livro é dividido em 5 capítulos: no primeiro, o autor faz um breve resumo da história, já nos contando a tragédia futura; nos três capítulos seguintes, conhecemos as histórias de Dona Maria, Esteban e Tio Pio, respectivamente, além de nos ser introduzida superficialmente a vida de Pepita e Don Jaime; e, no último capítulo, conhecemos as conclusões tomadas por Frei Junipero. Ou melhor, sua falta de conclusões: nos deparamos com a falta de respostas para os questionamentos do investigador. As histórias dos personagens são introduzidas de modo a prender a atenção do leitor que, quando menos espera, percebe que o final chegou no ponto onde todas as histórias se entrelaçam: a ponte que ceifa a vida dos personagens. Algumas histórias são certamente emocionantes, com destaque para a relação entre Dona Maria e sua filha e o sofrimento que invade Esteban após a perda de seu irmão.
A trama ganhou reconhecimento por ser ganhadora do premio Pulitzer de ficção em 1928, mas as questões levantadas pelo livro são atuais e, ao final, percebemos algo que os personagens possuíam em comum: o amor, que levou cada uma daquelas pessoas àquela ponte naquele momento. Tão importante quanto a vida dos mortos é também a dos que ficaram, com seus arrependimentos e aprendizados. Por fim, é necessário ressaltar que o final do livro parece não ter respondido as questões iniciais. Talvez a intenção do autor ao deixar o final vago, seja impulsionar o leitor a tirar suas próprias conclusões. Tal teoria se confirma ao percebermos que cada pessoa que lê a obra extrai diferentes ensinamentos.
E para mim? Bom, algo que nunca vi nenhum leitor comentar e que extraí da obra é que talvez sejamos como Frei Junipero: passamos grande parte de nossa vida tentando descobrir qual seu significado e não nos importamos com os pequenos detalhes, que realmente importam.Também não expressamos o amor que sentimos por alguém, assim como Camila, que se arrepende ao não dar adeus a Tio Pio... E para você, as pessoas são vítimas do acaso ou fazem parte do grande plano de deus?
"Existe uma terra dos vivos e a terra dos mortos e a ponte é o amor, a única sobrevivência, o único significado".
Clique aqui para baixar em epub e mobi
Se algum link estiver quebrado, por favor, nos avise.
As presentes obras, são disponibilizadas para download, de forma totalmente gratuita, por acreditar que, o conhecimento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa. É expressamente proibida, e totalmente repudiável à venda, aluguel, ou qualquer uso comercial dessas obras. "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e, não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim, evoluir a um novo nível"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão excluídos os comentários Anônimos e aqueles que contenham: Dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, conteúdo obsceno ou racista, ofensas pessoais e,
conteúdo não relacionado a postagem. Também os escritos em CAIXA ALTA (Letras maiúsculas).