Silogismos da Amargura - Emil Cioran - mobi e epub

Título: Silogismos da Amargura
Autor: Emil Cioran

Em uma série de sentenças, Emil Cioran discorre sobre os vários temas que lhe são caros em seus escritos: a ideia de mal, a religião e o que está ligado a ela, a civilização, o Ocidente. Com uma série de colocações que caminham - sem se preocupara com os limites – entre as constatações filosóficas e a literatura, expõe as mazelas que tanto o incomoda.

Os sentimentos humanos que mais perturbam são tratados suas várias páginas. Do desespero ai medo, do ódio à melancolia, da paixão ao niilismo e a fé. O tempo e a historicidade, tão cara à sociedade ocidental também aparece como conteúdo de suas inquietações. Sua anti-historicidade, o que remete a Nietzsche e Schopenhauer, é exposta, e entregue aos que como ele também está desiludido com o que esse conjunto de desgraças acumuladas e falsificadas de glórias é mais uma ferramenta para a desgraça humana e vêm como o Ocidente busca uma forma de agonia digna de seu passado.

Nesse vazio de esperanças é que ele encontra a substância para sua filosofia que aparece como agente de destruição do que ele vê como já desgraçado e sem futuro, pois é “quando se aprende a beber nas fontes do Vazio, se deixa de temer o futuro. O tédio opera prodígios: convertendo o vazio em substância, é ele um vazio nutritivo”. Ler as confissões do homem que considera o Ocidente uma possibilidade sem futuro, a religião como fonte de metáforas e delírio do espírito vendo Deus como um delírio sonoro, faz com que se pense em como pode alguém com tantas perturbações viver. Talvez tenha sido as letras, a filosofia e a música que tenham guardado a chama de vida ainda no corpo que era seduzido pela obsessão com a morte, pela obsessão, não pela morte.


Clique aqui para baixar em mobi e epub


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão excluídos os comentários Anônimos e aqueles que contenham: Dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, conteúdo obsceno ou racista, ofensas pessoais e,
conteúdo não relacionado a postagem. Também os escritos em CAIXA ALTA (Letras maiúsculas).