Autor: J.W.Rochester
Resumo: Excelente livro, principalmente porque me fez enxergar alguns pontos de vista aos quais não tinha conhecimento, incrível ter a oportunidade de aprender sobre a História da Humanidade de uma forma nunca lida antes, pois ao meu ver, a Idade Antiga exerceu e exerce até hoje a base de diversos princípios, além de influenciar a forma de vida de milhões de pessoas, já que foi nessa época que tivemos a vinda de Jesus Cristo e o começo do Cristianismo. De certa forma, chega a ser irônico pensar que milhares de pessoas creem que Moisés foi um grande salvador e que em nome de Deus devastou "justamente" o Egito, como se Deus pudesse punir seus filhos com pragas, mortes de inocentes e devastações de toda natureza, um livro como este deveria ser exposto a todos, pois chocaria muitas crenças e abriria um debate sobre a influência da Bíblia e a forma que a mesma esta sendo interpretada por alguns segmentos religiosos atualmente.
Os relatos são impressionantes e muito reveladores sobre Moisés e Mernephtah, o real faraó que governou o Egito durante o período do Êxodo, e sobre os fenômenos e acontecimentos que nortearam as famosas pragas. Deve-se observar, contudo, a possível imparcialidade que Rochester possa ter imprimido sobre os relatos dos espíritos em relação à Moisés, uma vez que ele foi o próprio faraó Mernephtah, e pelo fato de ainda não ser um espírito elevado à época em que o livro fora escrito.
Os monumentos egípcios silenciam essa época de subversão e desgraça nacional, e o que a Bíblia relata sobre Moisés foi escrito por seus irmãos hebreus, parciais e animados unicamente do desejo de exaltar a grandeza do seu povo. Não obstante, nesse relato, o leitor atento encontrará elementos para retratar o verdadeiro Moisés, grande legislador e homem de gênio, porém mau, arrebatado, ambicioso, inescrupuloso, que usurpou a direção de um povo sobre o qual nenhum direito tinha: dum povo que ele não estimava, antes, detestava e de que se serviu para ferir o Egito e erguer um trono para sí próprio. É verdade que pregou a existência de um Deus único e pelos Dez mandamentos estableceu uma base para o futuro edifício da cristandade, mas também lhe pertencerá a responsabilidade de ter feito do Criador do Universo, do Ser infinitamente grande, sábio e misericordioso, o Deus parcial, vingador e sanguinário do Velho Testamento.
Clique aqui para baixar em epub e mobi
Se algum link estiver quebrado, por favor, nos avise.
Muitíssimo obrigado por tamanha generosidade. O acesso a livros é uma das principais barreiras do conhecimento. Sua atitude enobrece o saber, pois faz com que ele esteja a serviço da sociedade. Parabéns.
ResponderExcluir